domingo, 15 de novembro de 2009

Vale a pena conferir

Nesse fim de semana listamos algumas produções locais que além de marcarem o Cinema Baiano, ultrapassaram fronteiras e conquistaram admiradores em vários cantos do Brasil, algumas reconhecidas até em outros países.

Como temos muita coisa boa produzida, algumas não entraram nessa primeira seleção. Mas fiquem tranquilos. Logo, logo, vocês verão outros títulos aqui no Super 8 baiano. Como disse Glauber, “o cinema prolonga a vida, Estas imagens estarão eternas. Além da morte”.

  • A grande feira (1961) - Filmado na feira de Água de Meninos, o drama dirigido por Roberto Pires retrata, em 91 minutos, o cotidiano de pessoas comuns em Salvador. O ator Geraldo Del Rey também participa desta produção, assim como Antônio Pitanga, Helena Ignez, Luisa Maranhão e Milton Gaúcho. 


  •  Deus e o diabo na terra do Sol (1964) - Dirigido por Glauber Rocha, o filme traz no elenco atores como Yoná Magalhães, na pele da sofrida Rosa e Geraldo Del Rey (já falecido) como o sertanejo Manuel. A produção foi indicada à Palma de Ouro no Festival de Cannes no mesmo ano de sua estreia.


  • Meteorango Kid, o herói intergalático (1969)- O país vivia o período da Ditadura Militar quando o filme foi lançado. O longa, escrito e dirigido por André Luiz de Oliveira, narra as aventuras do jovem estudante Lula no dia do seu aniversário. A película de 85 minutos é uma das representantes do movimento underground baiano. Confira um trecho:




  • Superoutro (1989) - Produzido em Super-8, o filme dirigido por Edgard Navarro conquistou no ano de seu lançamento os prêmios de melhor média-metragem e melhor direção do Festival de Cinema de Gramado. Recebeu também, no mesmo evento, o prêmio especial do júri.


  • Doido Lelé (2009) - Ambientado na década de 50, o curta-metragem escrito e dirigido pela jornalista e cineasta Ceci Alves, narra em 15 minutos, a história do menino Caetano que sonha em ser um cantor de rádio. A produção foi indicada em sete categorias, entre elas a de melhor filme, no 4º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino, recebendo elogios da atriz Fernanda Montenegro e do diretor Silvio Tendler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário