sábado, 24 de abril de 2010

Profissão: Palhaço

Novo documentário da diretora Paula Gomes estreia em rede nacional nesta sexta, 30
[IMG_2882.JPG]
Lucas, Cleber e Milson, mas também pode chamar de palhaço Real, Bimbolinho e Economia
Foto: Ricardo Sena

1º de maio é Dia do Trabalho e, para prestar uma merecida homenagem aos trabalhadores brasileiros, a TV Educativa (TVE) exibe na próxima sexta-feira (30), em rede nacional, o documentário Profissão: Palhaço. A produção baiana homenageia os palhaços narrando a trajetória de três gerações de profissionais do riso da mesma família, que levam alegria a todos os cantos num pequeno circo itinerante.

O documentário, vencedor do concurso DOCTV IV, foi dirigido por Paula Gomes, que já apareceu aqui no S8 com o curta Pornographico. A ideia do filme surgiu numa conversa entre Paula e um palhaço. Durante o bate-papo, o palhaço disse que, ao se deparar com qualquer desses questionários que respondemos regularmente, sempre para pra pensar quando chega o momento de preencher o campo “profissão”. Entre triste e alegre, ele escreve “palhaço”. E foi justamente essa mistura de sentimentos mais a admiração e amizade da diretora pela Família Laborda, principais personagens do documentário, que determinaram a escolha do tema. “A nossa proposta não é repetir aquela idéia do circo melancólico, do circo que acabou. Com esse documentário nós fomos atrás daqueles profissionais que pintam a cara e tiram sustentos de famílias inteiras da sua arte”, explica Paula.

As gravações aconteceram no povoado de Quicé, em Senhor do Bonfim, cidade que fica a 375 km de Salvador. Foram cinco anos de pesquisa sobre o circo baiano, que resultou num vídeo que retrata o lado humano desses profissionais, entre as dificuldades e as alegrias. “Uma das coisas que mais me marcou nessa experiência é que a história nos levou não só ao encontro do circo e seus palhaços. Encontramos também o público do circo, legítimos representantes desse Brasil árido, rural, carente”, revela a diretora.

Após a exibição na TV, o vídeo vai ser apresentado em festivais no Brasil e no exterior. Fique por dentro dos bastidores da produção e das futuras exibições no blog dedicado ao doc .

O que: estreia do documentário “Profissão: Palhaço
Quando: 30 de abril, sexta-feira, 22h30 (horário de Brasília), na TVE
Duração: 52 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário